Powered By Blogger

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sensualidade Obscura



Às vezes me pergunto por que as mulheres góticas chamam tanto a atenção do homens, sendo eles góticos ou não. Qual a razão dessa sensualidade que só o preto e o vermelho conseguem causar? Ainda não sei, mas uma coisa é certa e todos concordarão comigo: mulheres góticas são muito sensuais!
As mulheres na cultura gótica ultrapassam os limites da sensualidade e perigo típicos da femme fatale noir. São literalmente agressivas, violentas. Causam arrepios de medo e de desejo ao mesmo tempo.

Entendendo um pouco mais
O Gótico não é apenas uma opção de estética e sim uma mistura entre surrealismo, romantismo e estilo medieval. O Estilo Gótico tem origem nos Tempos Medievais, séculos XIII e XIV, ligado principalmente a arquitetura como catedrais e igrejas. O aparecimento do verdadeiro Estilo Gótico vem alguns anos a frente, onde a Época Medieval já era considerada um período bárbaro e obscuro, os bárbaros que lá viviam eram chamados de genos, portanto Gótico significa Bárbaros por excelência, causando assim um profundo desprezo. A literatura Gótica faz uma grande distinção entre o BEM e o MAL, onde Satã possue um grande papel. São muito citados nos textos góticos a noite, o pessimismo, a loucura, os sonhos, as sombras, as quedas, o medo, a decomposição, a atração pelo abismo, sem se esquecer da principal: a MORTE e a VIDA.

A Subcultura
A subcultura gótica abrange um estilo de vida estando a ela associada, principalmente, gostos musicais dos anos 80 até o presente (darkwave/gothic rock, death rock, trip hop, ebm, synthpop, indie, industrial, etc.), estética (visual, "moda", vestuário, etc) com maquilhagem e penteados alternativos (cabelos coloridos, desfiados, desarrumados) e uma certa "bagagem" filosófica. Os encontros destes seguidores tornam-se verdadeiros desfiles já que a estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, desde death rock, punk, andrógino, renascentista e vitoriano, onde as combinações dos anteriores, essencialmente baseados no negro com adições coloridas e cheias de acessórios, formam uma visão misteriosa, teatral e obscura.

O que seria, então, a sexualidade na Subcultura Gótica?
Nos afastemos do senso comum e caminhemos para uma abordagem do caráter sexual em uma parcela dos góticos que mais facilmente se expande para tal. Não sendo escandaloso algumas vezes, até belo(o Fetish); sendo pornográfico, muitas vezes grotesco(o caso das Spooky Girls; orientado para a forma da Arte(Fotografia); orientado para a forma de Poesia; nas vestimentas (a sensualidade feminina e masculina na Subcultura é bastante forte e notável); e até no dia-a-dia ou em festas góticas, redutos de imensas concentrações de pulsões sexuais que muitas vezes se mantém nesses ambientes fechadas e noutras explodem, os elementos se fazem existentes. Falando em festas góticas, muitas, nos locais do mundo onde a presença gótica se faz, são associadas ao Fetichismo e até ao Erotismo, sendo que em algumas há até a apresentação de sexo explícito e strippers. Ver inocência no todo do Gótico é erro clássico, do senso comum fora do âmbito subcultural da mesma, do senso comum de muitos que começam a adentrar no Movimento apenas imaginando que ele é moldado a partir de “dores, lágrimas, sangue e suicídios”...


Vocês conseguiram entender um pouco sobre o assunto, mas agora vamos ao que interessa, pois se estou falando de sensualidade, erostismo...nada mais justo do que terminar esse post com algumas fotos de garotas góticas certo? Aqui são poucas imagens só pra quem não conhece, conhece rum pouco e dspertar a curiosidade, então aproveitem!

















Um comentário: